quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que eles comem no colégio

Bem, eu não sou o melhor exemplo para falar abertamente sobre isto porque chamem-me nomes mas olho muito mesmo para a alimentação da Missanga!!
Pode ser paranóia mas sempre me meteu uma certa confusão dar-lhe desde que começou a comer sólidos, coisas do género:
Batatas fritas, gelados (que só há dias comeu o 1º), manteiga, bolos e coisas parecidas!
Tenho amigos que não vem mal nenhum e provavelmente pediatras também não porque o que me disse a Drª S. é que ela já come da nossa comida!!!
Espero que ao dizer isso a um pai ou mãe que leve mesmo à letra não lhe dêem feijoada e dobrada!!!!
Se calhar não fazia mal algum mas...
Então e por eu ser assim cheia destes cuidados...que me surgem sem pensar muito, olho para a ementa da escola e questiono-me se aquilo lhes fará bem e se não haveriam mais alimentos no cardápio e melhores!!
Hoje por exemplo a ementa é bacalhau espiritual!!
Terei de perguntar se ela comeu mesmo isso é que pelos vistos também lá há bom senso que outro dia a ementa foi rolo de carne com batata frita e em vez da batata deram arroz aos mais pequeninos!!!
Ontem foi arroz à valenciana!!
Isso não leva marisco, salsichas, carne de porco e frango??
Sou eu que sou maluquinha ou com 18 meses não é preferivel outro tipo de alimentação?!
Voces o que acham??


4 comentários:

  1. A Helena tem 10 meses! Até aos 12 meses a indicação que tinhamos do pediatra era para passar a comida toda. Percebemos na reunião com a educadora que eles na creche incentivam mais cedo a começar a comer arroz, peixe cozido, carne picada. No inicio fez-me confusão e liguei ao pediatra, mas ele disse que ela já estava quase com 1 ano, que com supervisão e lentamente, não fazia mal. E tem sido assim. Mas, percebo o que queres dizer. O importante é que exista o bom senso de que falas.

    ResponderEliminar
  2. Realmente essa ementa é um pouco estranha. Na creche da minha filhota a ementa é bem diferente, nada de batatas fritas, nem salsichas...

    http://gentedepalmoemeio.pt/ementas/

    Podes dar uma vista de olhos, acho-a boa

    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Entendo o que diz, que também tenho essas preocupações. Faz-me confusão que queiram dar aos pequenitos coisas que vão ter muito tempo de provar mais tarde..cada coisa a seu tempo. Noto uma ansiedade até em familia de quererem dar à minha bébé (10 meses) bolachas, gelados...como se fosse a melhor coisa do mundo. Não deixo mesmo! Não vejo ainda necessidade. Se não conhece não sente falta e vai ter tempo de comer "porcarias".
    Por indicação da pediatra ainda come tudo passado, só aos 12 meses passa a outro tipo de alimentação, no entanto pediu para lhe ir dando algumas comidinhas mais sólidas, como massa, carne, arroz, fruta aos bocadinhos para que depois seja mais fácil para ela, mas feito especialmente para ela, não tirando da nossa alimentação que tem temperos e afins. Mesmo a partir dos 12 meses não pretendo dar-lhe doces, batatas fritas..vou evitar...

    Andreia

    ResponderEliminar
  4. Bem, e a minha opinião já sabes, como estive "do outro lado" não me espantam esses pratos... Nota que sao feitos sem grandes refogados e temperos! Nao sao como os de casa! A Magui come tudo... tudo é mesmo tudo... há muitas coisas que nao provou ainda porque nao surgiu a oportunidade, porque se surgir eu nao vou ser capaz de nao a deixar provar... mas provar nao é comer! Comer uma batata frita, nao é almoçar batatas fritas! Ela pede comida a toda a gente... Pede pao na rua a todos os que v~e com sacos da padaria! Pede torradas, enfim... uma vergonha... e as pessoas dão-lhe, e eu ate preferia que ela nao comesse, mas pronto... eles nao sou eu, e uma vez nao sao vezes! Em casa, come o que eu comer! tenho cuidado nos refogados lá esta, mas é tudo igual... até jaquinzinhos fritos com espinhas ela já comeu! Vai tudo!! :D é gordinha, pois é, mas já era quando só mamava, e isso foi até aos 7 meses em exclusivo... desde que começou sólidos até engorda menos, para que nao pensem que estou a criar uma "Gordufinhas"!

    ResponderEliminar