terça-feira, 8 de outubro de 2013

Piolhos!!

Vamos falar de bichos!
Daqueles que habitam em cabeleiras e lá coabitam em amena cavaqueira e que fazem de nós autênticos macaquinhos!
Piolhos!
Quem tem filhos na escola vive atormentada com este assunto...eu própria vivo agora em "ai" por saber que no colégio há uma praga!!!
A M. está limpinha, não tem nada (por enquanto) mas se por acaso algum decide plantar na sua cabeça acho que vou ter um ataque!!!!
Não tanto pelo cabelo dela, que é pouco e fininho mas mais por mim!!!!!
Se eles saltam aqui para esta farta cabeleira, nunca mais os vou conseguir eliminar!!!!

Bem, não sei se alguém sabe que os piolhitos gostam de cabeças limpinhas e cheirosas!!
Eu própria antes de me debruçar pelo tema, pensava que eles eram porcos e maus!!!
Mas não!
Por isso não é uma questão de falta de higiene!

Hoje em dia pelo que ouvi dizer há produtos que ajudam na prevenção mas que me fazem uma certa confusão!
Colocar químicos sem lá ter nada...não sei!

Como é que funciona o bicho:

O piolho adulto fêmea põe os seus ovos presos ao cabelo o mais próximo possível do couro cabeludo, para terem mais calor e incubarem melhor. Passados 8-10 dias, o piolho jovem sai do ovo, que permanece colado ao cabelo já vazio. O piolho jovem ou ninfa demora cerca de 7-10 dias a atingir a fase adulta, a acasalar e a pôr ovos. A vida média de um piolho é de aproximadamente 30 dias e um piolho fêmea pode pôr entre 80 e 100 ovos nesse período de tempo. Os piolhos “comem” (picam) sangue do couro cabeludo cada 4 horas. Fora do homem morrem em 24 horas, por isso os objectos não são uma fonte importante de contágio.
 
O que fazer:
 
O tratamento da infestação por piolhos consiste em aplicar um produto pediculicida e em continuar a pentear com periodicidade. Existem diferentes tipos destes produtos, mas nem todos são igualmente eficazes. Os piolhos tornaram-se resistentes a alguns. O melhor é consultar o seu pediatra antes de iniciar o tratamento. De uma forma geral, é preferível utilizar loções ou gel do que champôs, já que o tempo de actuação é mais prolongado e o piolho é mais sensível aos produtos se não estiver coberto de água. Respeite escrupulosamente as instruções de aplicação pois, caso contrário, pode ser mais tóxico ou menos eficaz. A maioria dos tratamentos devem repetir-se ao fim de uma semana.
Nix® creme: aplicar com o cabelo seco durante 10-15 minutos, esperar 30 minutos e lavar com o champô habitual. Em seguida, pentear com o pente para lêndeas (Lice Meister®), pondo uma toalha branca nos ombros para verificar se os piolhos caem. Repetir decorridas 12-24 horas. Pentear é importantíssimo para saber se o tratamento foi eficaz (não se esqueça de que existem resistências).
Um ou dois dias após o tratamento deve pentear de forma exaustiva nas condições anteriormente mencionadas. Se não detectar piolhos, parte-se do princípio que o tratamento foi eficaz. Se detectar apenas um ou dois piolhos adultos, talvez possa ter ocorrido uma reinfestação logo após o tratamento ou que exista uma certa resistência. Se detectar vários piolhos, sobretudo se forem tanto jovens como adultos, certamente que são resistentes, devendo colocar a hipótese de usar um pediculicida diferente. Não é imprescindível eliminar os ovos (os embriões podem estar mortos devido ao tratamento) nem muito menos as lêndeas, que quase de certeza estarão vazias. Se o quiser fazer por motivos estéticos, aplicar uma solução de vinagre e água em partes iguais durante algumas horas desfaz a substância aderente que os cola ao cabelo e faz com que seja mais fácil eliminá-las ao pentear-se. Algumas crianças podem continuar com comichão, ou até mais, depois de fazerem o tratamento. Tal deve-se a uma reacção alérgica aos produtos dos piolhos e aos ovos mortos. Se causar muito incómodo, pode ser necessário consultar o pediatra, já que existem medicamentos para melhorá-lo.
 
No que se refere à prevenção:
 
É totalmente desaconselhável utilizar produtos pediculicidas (champôs ou loções) como prevenção. Não está comprovado que sejam eficazes, irritam a pele do couro cabeludo e, sobretudo, fazem com que os piolhos se tornem resistentes. A melhor prevenção, e a mais inócua, é pentear-se bem várias vezes por semana. Tendo em conta o ciclo de vida do piolho, ao pentear-se bem 2 ou 3 vezes por semana conseguiremos eliminar os piolhos adultos e, sobretudo, os piolhos jovens antes de atingirem a fase adulta e de serem capazes de pôr ovos, interrompendo assim a progressão da infestação. Está comprovado que pentear-se bem de forma repetida pode não só ser preventivo como praticamente tão eficaz como os pediculicidas para tratar a infestação.
 
 
Eu estava certa quando no colégio falei que a prevenção não faz bem nenhum ás crianças...usar produtos tóxicos sem la ter bicho...não me convence!!
Por isso o melhor mesmo é estar atenta e assim que se veja algum habitante atacar!!!
 
 
 
 



 
 
 

2 comentários:

  1. Um truque que por aqui tem resultado é colocar um pouco de perfume, mesmo para crianças, atrás das orelhas e da nuca, todos os dias de manhã... Verdade ou não, os meus safaram-se sempre! Há também à venda em farmácias um repelente à base de produtos naturais, mas o cheiro é bem diferente!

    ResponderEliminar
  2. Nas ervanárias há uns champôs para prevenir piolhos - são naturais e têm um cheiro que eles não gostam ;)

    ResponderEliminar